sábado, 15 de janeiro de 2022

SVNIT vai a Maricá exigir pagamento de salários de vigilantes da Golden Rio


Diante das informações desencontradas onde a Prefeitura de Maricá afirma que realizou o pagamento junto a empresa Golden Rio, mas os salários dos vigilantes ainda não foram quitados, a diretoria do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e região (SVNIT) irá até a cidade para se reunir com autoridades locais na próxima segunda-feira (17/01).

 

Desde o dia 10 de janeiro, o SVNIT vem cobrando o pagamento dos salários junto a empresa Golden Rio que presta serviços para algumas secretarias da prefeitura de Maricá. Por duas vezes a empresa assumiu compromisso de data de pagamento e descumpriu. A última, foi que o pagamento seria realizado na última sexta-feira (14) e não cumpriu novamente.

 

Muitos áudios estão circulando em aplicativos de mensagens com informações não confirmadas pela empresa nem pela Prefeitura. Um áudio dá conta de que a prefeitura havia retido 30% da fatura da empresa por descumprimento de contrato. Nesse mesmo áudio, atribui o não pagamento a processos judiciais enfrentados pela empresa que teriam bloqueado os valores recebidos pela Golden Rio.

 

“Nós do Sindicato SVNIT queremos apenas que paguem os salários dos vigilantes. Não importa se será a empresa ou a contratante, nesse caso a Prefeitura que é responsável solidariamente pelos salários dos trabalhadores”, afirma Cláudio Vigilante, presidente do SVNIT.

 

Ainda no áudio que circula em grupos de mensagens, a prefeitura de Maricá supostamente repassaria nos próximos dias os valores referentes ao dissídio coletivo da categoria. No entanto, não cabe falar em repasse de dissídio uma vez que a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria ainda não foi assinada. Os Sindicatos dos trabalhadores e patronal ainda discutem algumas cláusulas para o fechamento da CCT.

 

O que sabe, ao certo, é que não há data para pagamento dos trabalhadores. As informações são vagas e, por isso, o SVNIT irá acionar as autoridades de Maricá para buscar informações e exigir o pagamento dos salários, mesmo que a prefeitura retenha toda a fatura e realize esses pagamentos.

 

“O que não vamos aceitar é ameaça a trabalhador. Coação a quem reclama de salário atrasado com ameaça de demissão é crime e vamos apurar. Vamos cobrar também o pagamento da multa de 20% pelo atraso que é devido ao trabalhador por não receber seus salários em dia conforme está na CCT dos vigilantes”, completa Cláudio Vigilante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário