terça-feira, 30 de abril de 2013

Sindicato participa de ato em homenagem ao Dia do Trabalhador

O Sindicato dos Vigilantes de Niterói e região participou na manhã desta quarta-feira, 30, de um ato em homenagem ao Dia do Trabalhador, no centro de Niterói, organizado pelo Sindicato dos Bancários de Niterói. O manifesto teve a participação também do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói. O presidente do SVNIT, Cláudio Vigilante, destacou a luta dos trabalhadores e as conquistas dos vigilantes nos últimos anos com destaque para os 30% de risco de vida que a categoria, no estado do Rio de Janeiro, começa a receber no próximo salário. Cláudio lembrou ainda das bandeiras da maior central de trabalhadores do mundo que é a CUT e chamou a atenção para a precarização do trabalho e o fim do fator previdenciário.


Chamando a atenção do público para os problemas que a classe trabalhadora enfrenta no país, os dirigentes sindicais salientaram a importância da conscientização dos trabalhadores e da união em busca de novos direitos. A conquista da regulamentação da profissão das domésticas foi muito comemorada pelos sindicalistas que lembraram as lutas e dos problemas enfrentados pela categoria.

Além das homenagens, os sindicatos resgataram a história de lutas do movimento sindical para as conquistas dos direitos trabalhistas. Redução de jornada de trabalho, salários para os trabalhadores, férias, 13° salário, cestas alimentação e refeição, dentre outras conquistas custaram muita luta e perseguições no passado. Os sindicalistas ainda lembraram a conquista da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho na promulgação da Constituição de 1988 que regularizou a atividade de trabalho no Brasil.

O momento era de homenagens, mas também de protestos. Em todos os discursos os dirigentes sindicais chamaram a atenção da população para a precarização do trabalho e da jornada de trabalho de 40 horas. A Companhia de Esquete Teatral fez uma bem-humorada paródia de como vivem os trabalhadores brasileiros e criticando o projeto do Deputado Federal Sandro Mabel (PMDB/GO), sobre a terceirização do trabalhador. A proposta pode por fim a vários direitos conquistados ao longo dos anos pela classe trabalhadora como férias remuneradas e 13° salário, além de jogar na informalidade milhões de pessoas. O projeto somente beneficia os empresários que poderão contratar mão de obra a um custo menor e ainda sem encargos sociais como FGTS, INSS etc.



Assessoria de Comunicação SVNIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário