quinta-feira, 19 de julho de 2018

SINDICATO SVNIT DENUNCIA EMPRESAS E SHOPPING AO MINISTÉRIO DO TRABALHO.


O Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões através dos diretores Presidente Claudio Vigilante e o Vice Presidente Paulo Henrique participou hoje dia 19/07/18 de uma mesa redonda  no Ministério do Trabalho e Niterói com o objetivo de garantir os direitos dos trabalhadores da nossa região e não deixar que empresários explore a mão de obra dos nossos companheiros Vigilantes.
A primeira mesa redonda seria com o Shopping Tower 2000 que contratou Vigia para fazer Segurança no Shopping, usando inclusive pessoas que é Vigilante total desvio de função.
A direção do Sindicato procurou o Sindico do Condomínio, encaminhou oficio solicitando uma reunião,  fomos recebidos pelo Sindico do  Shopping  e aproveitamos para mostrar  os problemas que  Poderiam  ter se mantivesse em seus quadros de funcionários  na função de Vigia  fazendo Segurança  e principalmente no período diurno,  aproveitamos a oportunidade e entregamos o novo CBO para que pudessem se orientar e buscar sanar o problema.
Mesmo assim os Administradores do Shopping Tower 2000 se mantiveram  inerte  e não  responderam  mais as nossas ligações por isso solicitamos uma mesa redonda para que fosse solucionado o problema no MTE.
Infelizmente a mesa redonda foi hoje e o shopping não compareceu, imediatamente solicitamos fiscalização do Ministério do Trabalho, e vamos agora encaminhar denuncia para o Ministério Publico do Trabalho de Niterói por descumprimento do CBO e desvio de Função, e vamos também encaminhar uma circular para todos os clientes do Shopping informando a irregularidade que a administração do shopping esta cometendo ao colocar Vigias no Lugar de Vigilante para fazer Segurança e agora descumprindo o CBO que não permite mais Vigia diurno.
 

A Segunda mesa redonda foi com a empresa  Thee Lion, recebemos denuncia de que a empresa vem pagando o Salário dos Vigilantes a partir do 16 de cada mês, além disso a empresa vem deixando os Vigilantes  trabalhar 11 horas em  Pé sem nenhum descanso o que é desumano.




A empresa já tinha sido cobrada pela direção do Sindicato a regularização dos 02 pontos abordados acima, mais parece que não acreditaram que o Sindicato  ia levar pra frente a denuncia,  e como a empresa não se manifestou para regularizar os problemas solicitamos um  pedido de mesa redonda no MTE em Niterói  para que definitivamente a empresa tomasse uma posição de solucionar o problema ou seria fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e pagamento de multas o que traria mais prejuízo para a empresa.
Após o posicionamento serio da direção do Sindicato, os representantes da empresa se comprometeu que ate o dia 25/07/18 será colocado os bancos  nos postos de serviço dela para que os Vigilantes possam descansar um pouco as suas pernas trazendo um pouco de tranquilidade para os companheiros.
No tocante a regularização do pagamento de Salário no 5º dia do Mês os representantes da  empresa  solicitou o adiamento da mesa redonda para que pudesse levar  a situação para os diretores da empresa e na próxima mesa redonda daria uma posição.
A direção do Sindicato aceitou o adiamento e foi remarcado para o dia 09/08/18 às 16 horas, já dissemos aos representantes da empresa  que, se a empresa não buscar regularizar a situação vamos tomar as devidas providencias judiciais cabíveis contra a empresa e o contratante, inclusive os Vigilantes da empresa que prestam serviço nos Municípios de Niterói, São Gonçalo e regiões já tem direito a receber 50%  do piso da categoria de multa cada um por motivo da empresa esta realizando o pagamento do Salário fora do prazo legal. A Multa consta da CCT assinada pelo nosso Sindicato com o Sindicato Patronal.
Mais uma vez a direção do Sindicato buscando o bem estar da categoria defende  os trabalhadores associados ou não, pois não concordamos com a exploração da mão de obra.
Segue a baixo as atas da mesa redonda.
Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões (Svnit).

Nenhum comentário:

Postar um comentário