segunda-feira, 23 de março de 2020

Vitória do Sindicato: Justiça acata pedido do SVNIT e obriga empresas a prevenir coronavírus


O Departamento Jurídico do Sindicato dos Vigilantes de Niterói, São Gonçalo e regiões acionou a Justiça do Trabalho para cobrar das empresas de segurança privada medidas de prevenção contra o coronavírus para os vigilantes. Na tarde desta segunda-feira (23/03), algumas liminares foram expedidas em favor do Sindicato.

O juiz da 1ª Vara do Trabalho de Niterói deferiu o pedido do SVNIT e determinou que as empresas forneçam, imediatamente, sob pena de multa, máscaras cirúrgicas, luvas, álcool em gel, antissépticos 70% para higienização a todos os funcionários.
As empresas inicialmente condenadas são: Juiz de Fora Empresa de Vigilância e Fenixx Segurança que prestam serviços às agências do Banco do Brasil; e Sunset Vigilância e Segurança que possui contrato com o Santander.

“O Sindicato trabalha para proteger também a saúde dos vigilantes. Por isso, tomamos essa decisão de acionar rapidamente a Justiça do Trabalho e em menos de 24 horas tivemos uma reposta vitoriosa. Garantir os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e os insumos para assepsia é um primeiro passo na proteção à saúde dos vigilantes”, afirma Cláudio Vigilante, presidente do SVNIT.

O SVNIT ainda pediu a liberação imediata ou realocação dos vigilantes que compõem o grupo de risco conforme elencado pela Organização Mundial de Saúde e também pelo Ministério da Saúde que são os idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos e portadores de outras doenças que possam ser agravadas em caso de infecção com o novo coronavírus (COVID-19).

Sobre esse pedido, a Justiça do Trabalho determinou que as empresas e os bancos se manifestem no processo. “Vamos acompanhar agora as demais medidas. Temos que proteger aqueles profissionais mais suscetíveis aos vírus. Proteger os vigilantes é proteger seus familiares e também aqueles que utilizam os serviços”, completa Cláudio Vigilante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário