domingo, 6 de março de 2022

SVNIT apura irregularidades em postos de serviço

A diretoria do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões (SVNIT) fiscalizou, nesta sexta (04), postos de serviço a fim de apurar irregularidade.Condições insalubres para trabalhadores e clientes em uma agência bancária também foram confirmadas após denúncias.

Nesta sexta (04), o presidente Cláudio Vigilante e os diretores Alan Alexandria e Josimar Correia estiveram no Polo GasLub Itaboraí (antigo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ) para esclarecer irregularidades cometidas pela empresa Veper – prestadora de serviço – e pela Petrobras, empresa contratante. De acordo com o SVNIT,  denúncias dos trabalhadores apontam responsabilidades da estatal.

“Fomos recebido pelo inspetor Machado, que nem ouviu as nossas denúncias e nos orientou a encaminhar as denúncias para a ouvidoria da Petrobras para que fosse apuradas”, disse Cláudio.

O inspetor expôs insatisfações com o Sindicato, já que, ao divulgar as ações no início de janeiro/22 citou os nomes dos inspetores que receberam os sindicalistas “Gostaríamos de deixar bem claro que não denegrimos a imagem de ninguém e só reproduzimos, nas notas, as conversas que tivemos com os inspetores sobre os problemas que estavam acontecendo no Comperj e que era muito sério, pois a Esquadra fechou as portas e abandonou os trabalhadores com uma mão na frente e outra atrás”, pontuou o presidente do SVNIT.

“A Petrobras até hoje não pagou a rescisão dos trabalhadores mesmo tendo uma decisão judicial favorável ela preferiu recorrer. É assim que vemos o reconhecimento da Petrobras com os trabalhadores que fazem a segurança do Polo GasLub” completou Cláudio Vigilante.

O sindicato irá encaminhar para a ouvidoria da Petrobras conforme orientação do inspetor Sr°. Machado, e pedir respostas e providências acerca dos fatos denunciados. vamos também encaminhar para o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho as denúncias recebidas e pedir fiscalização dentro do Comperj.              O que está acontecendo e foi relatado pelos Vigilantes inclusive pelos que foram demitidos é uma total falta de respeito com os trabalhadores por parte da empresa Veper e da Petrobras.

Salários Atrasados - A direção do sindicato esteve tambem fiscalizando o posto Mapa Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Lá, ficou constatado que a empresa de Segurança OGVIG ainda não tinha efetuado o pagamento do salário de Janeiro/22, bem como não pagou o tiquete refeição de Março – em claro descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho vigente.

“Já está chegando a data do pagamento referente ao mês de Fevereiro/22 e, segundo informações, não há previsão de pagamento. Total falta de respeito com os trabalhadores”, destacou Cláudio Vigilante.

Na próxima segunda (07), a Mapa Pesca e a OGVIG serão notificados pelo SVNIT. Será realizada a cobrança dos salários e dado um prazo de 72 horas para regularização. “Se não for efetuado, poderá acontecer uma greve no posto e nenhum Vigilante assumirá o serviço no posto no período diurno e noturno”, garantiu o sindicalista.

Condições insalubres - Após receber denúncias, os sindicalistas compareceram a uma agência do Banco do Brasil em Alcântara na base territorial do SVNIT. Lá, se constatou que o Ar condicionado estava com defeito e os clientes, os funcionários e os vigilantes estavam sofrendo com o forte calor que vem acontecendo nos últimos dias.

“Ao chegarmos no local, fomos recebidos pela gerente do banco. Ela nos informou que já estava tomando as devidas providências para buscar regularizar a situação. Informamos que vamos encaminhar um ofício cobrando providências imediatas.   Não há como trabalhar dentro de um local fechado sem as mínimas condições”, informou Claudio Vigilante.

O ofício será encaminhado para o setor responsável do Banco. “Agradecemos a confiança dos vigilantes na direção do SVNIT e pedimos que continuem encaminhando denúncias.
Vamos continuar firmes na fiscalização, buscando dentro do possível solucionar os problemas e amenizar os sofrimentos dos companheiros nos postos de serviço”, concluiu. Cláudio Vigilante.
Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões, (Svnit).

Nenhum comentário:

Postar um comentário