segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Segurança de shopping é enterrado neste domingo. SVNIT presta assistência à família

A manhã deste domingo (15) amanheceu chuvosa. O céu nublado refletia os sentimentos da família de Renato da Silva Costa, o segurança do shopping Bay Market que foi baleado na sexta (13) durante um assalto, enquanto exercia o ofício da sua profissão. Renato tinha 28 anos e foi enterrado às 10h, no Parque da Paz, no Pacheco, em São Gonçalo. 

De acordo com a tia dele, Shirley Conceição, de 52 anos, ele era um "menino de ouro", trabalhador, alegre, cheio de saúde e de planos para o futuro. "A família está arrasada com essa situação. Meu irmão nem consegue falar, a pressão dele ontem foi nas alturas. Contaram para gente que ele foi ver o tumulto, achando que fosse uma briga, e levou o tiro, mas não sei se foi o que aconteceu de fato. Ele até colocou o braço na frente para se defender. Estamos inconsoláveis", atesta Shirley. 

O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e Região, Claudio José de Oliveira, também estava no enterro dando apoio à família e cobrou um posicionamento oficial do shopping quanto ao que realmente aconteceu na sexta-feira. 

"Até agora só temos boatos. Demorei um tempão para saber se o Renato era de fato um segurança ou um porteiro do local. Inclusive, tenho informações de que no shopping tem mais porteiros do que seguranças, o que coloca todos em risco, já que um pessoal não habilitado acaba exercendo uma função indevida. Estamos preocupados com a ocultação de informação e, como amanhã é feriado, na terça vamos protocolar uma denúncia na delegacia para que o local seja investigado. Vamos também enviar um ofício para a empresa que contratou o segurança", afirma Claudio.  

Renato era um funcionário terceirizado do shopping. Trabalhava na empresa SL4, cuja sede fica localizada em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com Claudio, a empresa também não se posicionou em relação à tragédia. "Nossa intenção é garantir que a família de Renato receba o pagamento da indenização pelo ocorrido, pois é o direito deles, além de ser o mínimo num momento como esse", diz, consternado. 

O Bay Market foi procurado para esclarecer sobre o número de porteiros e seguranças contratados pelo shopping e sobre a demora na resposta ao Sindicato dos Vigilantes de Niterói e Região, mas ainda não obtivemos resposta.

Vítima ainda chegou a ser levada para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), mas não resistiu aos ferimentos.

Memória - O crime aconteceu na noite de sexta-feira (13). De acordo com testemunhas, os assaltantes chegaram em motos e renderam funcionários, que foram obrigados a levá-los ao estoque onde ficam os celulares. Os aparelhos foram colocados em duas bolsas de viagens. O segurança, Renato da Silva, de 28 anos, ainda foi levado com vida até o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), porém não resistiu aos ferimentos. 

Policiais militares do 12º BPM (Niterói) foram chamados e fizeram buscas aos criminosos, mas não encontraram ninguém. Neste sábado, a Polícia Militar intensificou operações de buscas aos autores do crime, mas, até o momento, não houve prisões.

Procurado, o shopping Bay Market não informou se o vigilante trabalhava armado e lamentou a morte do funcionário. “É com imenso pesar que recebemos o falecimento de Renato Silva, segurança do Shopping, na noite de sexta-feira (13). Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos”, diz o comunicado.

A Casas Bahia, em nota, informou que telefones celulares foram roubados, porém a empresa não divulgou o valor levado pelos criminosos.

A Divisão de Homicídios (DH) de Niterói informou que imagens de câmeras do shopping e da região foram recolhidas e serão utilizadas para ajudar na investigação para tentar identificar os autores do crime.

Fonte: O Flu

Nenhum comentário:

Postar um comentário