segunda-feira, 9 de outubro de 2017

SVNIT garante na Justiça fim da escravidão no Santander

Há mais de um ano quando o Santander junto com as empresas de segurança Transvip e Sunset obrigavam os vigilantes a tirar o horário de almoço em horários absurdos, antes do expediente bancário (9h às 10h) ou após o término (16h às 17h), a direção do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões (SVNIT) iniciou uma verdadeira guerra para impedir a volta dos tempos de escravidão acionando o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Justiça do Trabalho de Niterói. A imposição configura descumprimento da legislação trabalhista e afeta a saúde do trabalhador.

Na última semana, o SVNIT obteve mais uma grande vitória na defesa dos direitos da categoria. A juíza da 2ª Vara do Trabalho de Niterói decidiu julgar procedente o pedido do SVNIT e condenar a empresa Sunset Vigilância e Segurança LTDA a organizar as escalas de trabalho e guarnecer os postos de serviço nas dependências do Banco Santander de modo que os vigilantes possam usufruir o intervalo para alimentação e descanso no horário compreendido entre 11h e 15h. A empresa tem prazo de 30 dias para cumprir a decisão em todas as unidades.

O processo foi conduzido pelo Departamento Jurídico do Sindicato através do escritório Acrísio de Moraes Rego sob a tutela das advogadas Drª Clarissa Costa, Drª. Cristina e Drª Patrícia.

A empresa Sunset ainda tentou usar alguns funcionários como testemunhas no processo promovendo uma verdadeira coerção ou assédio, uma vez que os funcionários, temendo perder o emprego, alegaram que a afirmativa do Sindicato não era verdadeira. No entanto, a farsa foi desmontada após pedido do SVNIT para que a empresa apresentasse as folhas de pontos, o que acabou comprovando a denúncia.

O banco Santander ainda tentou alegar que o SVNIT não teria legitimidade para defender os trabalhadores. A juíza da 2ª Vara do Trabalho garantiu a representação e manteve a ação em tramitação.

A empresa Transvip, entretanto, entregou o contrato com Santander assim que o Sindicato acionou a Justiça alegando que os valores não cobririam as despesas com rendição de almoço. A Sunset, portanto, assumiu todos os postos de trabalho. A decisão também determinou a notificação imediata dos advogados da empresa e do banco para imediato cumprimento da sentença.

Para fazer cumprir a decisão, a diretoria do SVNIT vai visitar todas as agências do Santander nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito e Tanguá para também informar aos trabalhadores dos horários para almoço e repouso.


“Nosso trabalho só é vitorioso quando a categoria acredita no sindicato. Agradecemos aos vigilantes que prestam serviço no Santander na nossa região pela confiança. Vamos continuar buscando garantir os direitos dos vigilantes em todas as esferas”, afirma Cláudio Vigilante, presidente do SVNIT.

Fonte: Assessoria SVNIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário