terça-feira, 31 de outubro de 2017

SVNIT cobra do Detran que empresa cumpra CCT dos vigilantes

O Sindicato dos Vigilantes de Niterói e regiões (SVNIT) se reuniu nesta segunda-feira (30/10) com a diretoria do Detran/RJ para discutir irregularidades trabalhistas ou não cumprimento CCT cometidos pela empresa de segurança Claufran Segurança Patrimonial LTDA que presta serviços ao órgão. Foi apresentado ao gestor do contrato do Detran, Willian Pimentel, todas as reclamações por escrito dos três meses em que a empresa presta serviço ao órgão.

A Claufran possui em seu registro na Receita Federal um capital social de R$ 2,5 milhões, no entanto, não está pagando o adicional noturno, a Súmula 444 e não fornece uniforme corretamente para os vigilantes.

Participaram da reunião, o vice-presidente do SVNIT, Paulo Henrique e o diretor Adilson Silva, além de representantes dos sindicatos dos vigilantes de Duque de Caxias, Carlos Gil (presidente) e Luiz Ricardo (tesoureiro), além do presidente do SVNIT e Secretário Geral da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), Cláudio Vigilante, que também falou em nome dos Sindicatos de Petrópolis e Itaguaí. A mudança no horário da reunião acabou impossibilitando a participação dos presidentes destas entidades.

Claudio Vigilante reforçou que a CNTV está pronta para apoiar as demandas dos Sindicatos e auxiliar nas ações judiciais, se for o caso. “Vamos ficar de olho e caso nada seja resolvido vamos levar o caso para a imprensa e averiguar como foi realizada toda a licitação”, disse Cláudio.

Os dirigentes Sindicais apresentaram ao gestor uma proposta que obrigaria as empresas nas próximas licitações a apresentar certidão de nada consta emitidas pelos sindicatos representantes em cada município de idoneidade. O item constaria do edital da licitação como forma de garantir que empresas de fachada não assumam posto de trabalho na administração pública.

O gestor do Detran, Willian Pimentel, acolheu a proposta e vai encaminhar ao jurídico do Detran para análise. Segundo, o processo de contratação da empresa Claufran foi realizado de forma emergencial para atender à demanda por 180 dias. Vencido o prazo, uma nova licitação será realizada.

A informação preocupa ainda mais os dirigentes. Um contrato temporário de seis meses onde a empresa vem descumprindo obrigações já nos primeiros três meses, aponta para um futuro ainda pior.
Caso não seja possível incluir a proposta nos próximos editais, os Sindicatos alertaram que vão pedir o acompanhamento das licitações pelo Ministério Público para garantir que os contratos serão assumidos por empresas que cumprem as obrigações trabalhistas.

Carlos Gil, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Duque de Caxias, alertou ao representante do DETRAN sobre os descumprimentos e o risco da empresa declarar falência ao fim do contrato para não pagar os trabalhadores. “Centenas de vigilantes poderão ficar sem seus salários e indenizações. Caso isso aconteça, vamos denunciar o Detran por omissão. O Detran tem por obrigação legal fiscalizar os contratos das terceirizadas”, disse.

O vice-presidente do SVNIT, Paulo Henrique, comparou a empresa Claufran  com a VS Brasil, antiga dona dos postos, que deixava de pagar os direitos dos trabalhadores. “O pior é que o DETRAN não fiscalizava como deveria. Se não tomarem providências contra a empresa, não nos resta outra alternativa que denunciar os problemas a todos os órgãos de fiscalização e expor o assunto para a grande imprensa”, reforça.


Uma nova reunião será agendada pelo gestor do contrato para apresentar as medidas adotadas pelo Detran/RJ referente às denúncias apresentadas pelos Sindicatos.

Fonte: SVNIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário