quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Fórum Sindical apresenta projeto contra “saidinha” de banco a vereadora em Niterói


Sindicalistas do Fórum Intersindical de Niterói e região estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (03) com a vereadora niteroiense Verônica Lima (PT) para apresentar um projeto de segurança para agências bancárias de Niterói. A proposta está baseada na ampliação dos equipamentos e medidas de segurança nos estabelecimentos bancários numa tentativa de coibir o crescimento de crimes como a “saidinha de banco”. Um dos itens principais da proposição é a colocação de divisórias (biombos) entre os caixas de atendimento e também nos caixas eletrônicos garantindo assim a privacidade das operações bancárias.

Um esboço de projeto de lei foi entregue à vereadora pelas mãos do Presidente do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e região, Cláudio Vigilante, do Secretário de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Niterói e região, Heber Mathias, e do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí, Edson Rocha.

A vereadora avaliou a proposta interessante e considerou como um bom projeto para a população niteroiense. Ela se comprometeu ainda e formatar a proposição e apresentar o projeto de lei na Casa Legislativa, além de realizar audiências públicas para debater o tema.

De acordo com Cláudio Vigilante, o município de Niterói sai na frente no Estado do Rio de Janeiro no quesito segurança bancária.

“Temos a certeza que com a aprovação deste projeto conseguiremos diminuir os riscos de crimes envolvendo o sistema financeiro. Não é proibindo o uso de celulares no interior dos bancos que se impedem terceiros de visualizar os saques de dinheiro dos clientes, mas reforçando a estrutura e os procedimentos de segurança dos estabelecimentos", afirmou Cláudio Vigilante.

O representante dos bancários lembrou que essa medida é discutida há alguns anos na categoria.

“Há alguns anos vimos debatendo em nossos encontros nacionais medidas de segurança como essa. Em 2010 a ContrafCut (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e a CNTV (Confederação Nacional dos Vigilantes) lançaram um projeto nacional de lei municipal para combater o crime de "saidinha de banco. Queremos proteger a vida de bancários, vigilantes, clientes e usuários, bem como melhorar as instalações de segurança das instituições financeiras, diante da onda de assaltos a bancos, que tem causado mortes, feridos e pessoas traumatizadas", frisou Heber Mathias.

Em Niterói, inúmeros são os registros de casos envolvendo crimes como “saidinha de banco”. Nos últimos meses, vários casos foram registrados no bairro Fonseca, inclusive com vítimas fatais. Este tipo crime aumentou nos últimos anos na cidade de acordo com levantamentos das polícias.

Fórum Intersindical

O Fórum Intersindical é a reunião de algumas entidades sindicais que busca uma discussão mais ampla dos problemas vividos pela sociedade e a classe trabalhadora. Os fundadores deste fórum são os Sindicatos dos Vigilantes, Metalúrgicos, Bancários de Niterói e região.

“Foi com esse objetivo que criamos este fórum, ou seja, dar resultado para os trabalhadores e para a população. Este é apenas um dos vários projetos que vamos levar à frente que beneficiam e propiciam melhores condições de segurança em vários setores. Vamos também debater temas importantes como mobilidade urbana, saúde, trabalho, emprego e renda e, principalmente, capacitação de mão de obra. Está é a nossa linha sempre escutando a sociedade. O fórum intersindical de Niterói e região já nasceu forte. Hoje foi um dia de vitória para nós e para todos os trabalhadores”, acrescentou Edson Rocha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

O projeto

O projeto está baseado na ampliação dos equipamentos e medidas de segurança nos estabelecimentos dos bancos, estabelecendo:

1- Equipamentos de prevenção:

- portas giratórias com detectores de metais antes do auto-atendimento, com recuo após a fachada externa para facilitar acesso contendo armário de portas individualizadas e chaveadas para guarda de objetos de clientes;

- câmeras de filmagem em tempo real com monitoramento externo nas áreas de circulação de clientes nos bancos, incluindo calçadas externas e estacionamento, onde houver;

- vidros blindados nas fachadas externas, no nível térreo e nas divisórias internas das agências e postos de atendimento no mesmo piso

2- Equipamentos de privacidade nas operações:

- divisórias opacas e individualizadas, com altura de dois metros entre os caixas, inclusive nos caixas eletrônicos, para garantir a privacidade dos clientes durante as suas operações bancária;

- biombos ou estrutura similar, com altura de dois metros entre a fila de espera e a bateria de caixas das agências, bem como na área dos terminais de autoatendimento, cujos espaços devem ser observados pelos vigilantes e controlados pelas câmeras de filmagem, visando impedir a visualização das operações bancárias por terceiros

3- Equipamentos para melhorar as condições de trabalho dos vigilantes:

- uso de colete a prova de balas, arma de fogo e arma não letal autorizada;

- assento apropriado e escudo de proteção,

- proibição ao vigilante de exercer qualquer outra tarefa que não seja a de segurança.
Willian Chaves (Jornalista Mtb 12.704/MG)

Imprensa Fórum Intersindical de Niterói e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário