segunda-feira, 17 de março de 2014

Vigilantes paralisam atividades em 25 agências da Caixa em Niterói e São Gonçalo nesta segunda-feira


Os vigilantes que prestam serviços nas agências da Caixa Econômica Federal nos municípios de Niterói e São Gonçalo foram abandonados pela empresa CJF Segurança. Diante desse abandono os profissionais resolveram paralisar as atividades nesta segunda-feira, 17, com o apoio do Sindicato dos Vigilantes de Niterói, São Gonçalo e região (SVNIT) impossibilitando o funcionamento de cerca de 25 agências bancárias da CEF na região. Mais de 80 homens estão paralisados. Os vigilantes reclamam o não pagamento de salários, horas extras, dobras em escalas não pagas, tíquete refeição e vale transporte não depositados.

Numa agência do centro de Niterói, maior unidade do banco e a que possui um maior número de vigilantes, a supervisão da empresa não visita o local há quase um mês. Os vigilantes estão abandonados sem receber até mesmo orientação da CJF.

A empresa não detém mais o contrato com a Caixa Econômica. O vínculo foi reincidido pelo banco após vários problemas. A terceirizada vinha atrasando os pagamentos dos salários dos vigilantes há alguns meses e em algumas bases houve outras paralisações em protesto contra os atrasos.

A empresa substituta será a Juiz de Fora, a segunda colocada na última licitação, que ainda está dentro do período de validade. Por este motivo, não será necessário abrir novo processo licitatório e a substituição será imediata.

A maioria dos vigilantes deve ser aproveitada pela nova empresa. A CJF atendia três regiões na capital – Rio Norte, Rio Oeste, Rio Centro – e duas no interior – Centro Leste (Niterói e Região dos Lagos) e Norte Fluminense. Destas, somente a Rio Centro não será assumida pela Juiz de Fora, mas pela empresa VS Brasil. A Caixa vai intermediar o processo de mudança com os vigilantes e as empresas, para garantir que a CJF dê baixa nas carteiras. Há atrasos nos depósitos do FGTS.

Para evitar as paralisações, em mais de uma ocasião a Caixa adiantou pagamentos para que a CJF depositasse os salários. Porém, este mês a CJF não depositou os salários.

O presidente do SVNIT, Cláudio José de Oliveira, frisou que a empresa vem descumprindo várias cláusulas da convenção coletiva de trabalho da categoria.


“Um absurdo o que a CJF vem fazendo com os vigilantes. Já acionamos no Ministério Público do Trabalho, já movemos ações na Justiça para garantir os direitos e indenizações dos vigilantes e estávamos em constante conversa com a Superintendência da Caixa Econômica para tentar viabilizar todos os pagamentos. No entanto, a empresa é picareta e não cumpre com nada que é acordado. Já até a sede da CJF em Juiz de Fora e eles não cumprem nenhum acordo. A denúncia na Polícia Federal também já foi feita pelo Sindicato. Aguardamos providências. Ainda hoje vamos ser recebidos pela direção do banco para buscar uma solução por que os vigilantes não podem ficar sem dinheiro, alimentação e transporte”, garante Cláudio Vigilante.

WMC Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário